M-84. Foto: Wikimedia
O Ministro da Defesa da Croácia, Ivan Anusic, anunciou que o país transferirá 30 tanques M-84 e 30 veículos de combate de infantaria M-80 para a Ucrânia.
A entrega, parte de um acordo de “troca de anéis” com a Alemanha, poderá ocorrer até o final do ano. Em contrapartida, a Alemanha fornecerá fundos que permitirão à Croácia adquirir até 50 tanques Leopard 2A8, considerados altamente avançados.
Além dos tanques e veículos de combate, a Croácia enviará peças sobressalentes e munições para apoiar as Forças Armadas Ucranianas. A transferência será suficiente para equipar completamente dois batalhões ucranianos, um de tanques e outro mecanizado.
M-84. Foto: Wikimedia
A Croácia, atualmente equipada com tanques M-84 iugoslavos na versão M-84A4 “Snajper” (Sniper) — que possui sistema de controle de fogo atualizado, estabilizador e telêmetro a laser, mas sem proteção dinâmica — está modernizando seu arsenal para os Leopard 2A8.
O veículo de combate de infantaria M-80A, que também faz parte da transferência, é equipado com um canhão automático de 20 mm e já foi fornecido anteriormente para as Forças Armadas da Ucrânia.
Essas doações da Croácia devem contribuir significativamente para fortalecer as forças ucranianas no campo de batalha, aproveitando tanto a modernização da defesa croata quanto o apoio militar da Alemanha.
Fonte: jutarnji | Fotos: Wikimedia. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.